DESTAQUES

Segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS conta com programação voltada para debater melhorias à classe

O segundo dia do 14º Encontro Notarial e Registral foi voltado para cobrir os mais distintos temas que concernem à classe. Com palestras relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ao papel dos serviços extrajudiciais na economia, a transformação da excelência em rentabilidade e aos 180 anos do Registro de Imóveis do Brasil, entre outras, o evento teve ampla participação de um grande público. Logo de manhã ocorreu a gravação do podcast “Café com Registro”, com o professor Marcos Salomão e a tabeliã Daniela Bellaver.

Os painéis do dia iniciaram com a palestra “Aspectos Práticos e Implementação da LGPD nos Cartórios”, que tratou das mudanças ocorridas com o Provimento n.º 134/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), moderada pelo presidente da ARPEN/RS, Sidnei Hofer Birmann, com a participação do Juiz Corregedor da Corregedoria-Geral de Justiça da Área Extrajudicial, Felipe Só dos Santos Lumertz, a especialista do Colégio Notarial do Brasil — seção Rio Grande do Sul — Karin Regina Rick Rosa, o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, Bernardo Chezzi, o registrador de La Propriedad y Mercantil, diretor de Relaciones Internacionales, Sérgio Saavedra Morales e o presidente da ANOREG/BR, Rogério Portugal Bacellar.

Ao final da primeira mesa redonda, a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS), Dra. Vânia Maria de Bernardes, foi convidada a entregar as homenagens aos participantes do painel, reforçando o agradecimento à presença dos convidados na mesa redonda. Em seguida, ocorreu o debate intitulado “O papel dos Serviços Extrajudiciais na Nova Economia: Mensuração da Segurança Jurídica”, com moderação do presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil — Seção RS (IEPTB/RS) e diretor de Formação e Pesquisa do SINDIREGIS, Romário Mezzari. Estavam participando do debate o vice-presidente do Registro de Imóveis do Brasil, Sérgio Ávila Doria Martins, o presidente do IEPTB/BR, André Gomes Netto e o Tabelião Titular no Cartório do 1º Ofício de Notas, Registro Civil e Protesto de Títulos do Distrito Federal, Hércules Alexandre da Costa Benício.

“Temos só uma forma de agir, porque é isso que o sistema financeiro e a moderna economia necessitam da nossa atividade”, ressalta Mezzari.

Para o presidente do IEPTB/RS, as Centrais, por meio de um banco de dados, conseguem dar informações e serviços muito mais precisos do que os registradores, isoladamente. Na tarde desta sexta-feira,  a presidente do SINDIREGIS, Dra. Vânia, moderou o debate “Qualidade Total: Transformando Excelência em Rentabilidade”. O painel contou com a  presença da diretora da Resilience Assessoria Administrativa, Sabrina Gomes Regra, da diretora da TXAI, Denise Fernandes da Cruz, do conselheiro fiscal da diretoria do SINDIREGIS  e diretor estadual de qualidade da ANOREG/RS, Eduardo Kindel e da diretora nacional de qualidade da ANOREG/BR, Maria Aparecida Bianchin. Na ocasião, foi ressaltada a importância de processos eficientes e eficazes dos cartórios, ofertando um serviço de qualidade superior, sendo facilmente percebido pelos clientes, para assim reafirmar o compromisso dos registradores no atendimento à população.

“Achei excelente todos os assuntos tratados na palestra. Eu senti a vontade de me engajar e oferecer um serviço melhor. Todos os elos da nossa classe precisam ser fortes”, exalta a presidente do SINDIREGIS, Dra. Vânia Maria de Bernardes. 

Eduardo Kindel reforçou o papel que o gestor tem de trabalhar para o sucesso do seu cartório, liderando e cooperando para o crescimento e prestígio do meio.

“Precisamos ser melhores cada dia. Não adianta termos uma pequena parcela das pessoas fazendo um programa de qualidade, entregando um serviço melhor se todos não o fazem”, aponta o conselheiro financeiro da diretoria do SINDIREGIS.

Após uma breve pausa para um Coffee Break, para os registradores retomarem os laços de união depois de três anos em que o Encontro não pôde ser realizado pela pandemia, as mesas redondas continuaram. O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Martins, moderou a palestra “Comunicação, Marketing e os 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil: como reposicionar a imagem perante a sociedade”, com os convidados ao debate: a diretora da Prefácio Comunicação, Ana Luiza Purri, o presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Flaviano Galhardo, a diretora de comunicação do RIB, Caroline Ferri e o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins.

Dando continuidade a programação, ocorreu o debate “O Futuro do Sistema Registral e Notarial Brasileiro”, com moderação da presidente da Fundação ENORE/RS, Juliana Follmer e a participação do Des. Ricardo Henry Marques Dip. Em seguida, a palestra “Palestra Desarmando Armadilhas Emocionais do Dia a Dia!”, do Dr. Nélio Ovidio Hass Tombini, moderada pela presidente da Associação de Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Margot Virgínia Silveira de Souza. No final do dia, aconteceram as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária do IEPTB/RS.

O XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul acontece entre os dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O evento é uma promoção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), do Colégio Registral do RS, do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB-RS), do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), do Sindicato dos Notários do Rio Grande do Sul (Sindinotars), do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Coopnore).

 

FacebookTwitterPinterest