Oficina prática sobre a CRC e o Registro Civil Digital é destaque no último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS
Foram três dias de muita convivência, experiências, homenagens e acima de tudo: qualificação profissional. O último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS foi marcado por oficinas práticas. Um dos principais destaques na programação do evento foi sobre a CRC e o Registro Civil Digital. Moderada pela presidente do Sindiregis, Vânia Maria de Bernardes, e pelo presidente da Arpen-RS, Sidnei Hofer Birmann, a oficina reuniu colaboradores para receber informações relevantes sobre como usar os módulos de serviços.
Como painelistas da oficina, subiram ao palco os CEOs da Overstep Computer Solutions, Gustavo Cervi e José Francisco Cervi. O evento foi realizado às 10h da manhã deste sábado.
“É muito bom poder contar com a informática e a tecnologia atuando a favor dos nossos serviços. O digital é uma realidade, e esperamos que as mudanças venham sempre para o bem – considera a presidente do Sindiregis, Vânia Maria de Bernardes.
A programação de sábado também contou com oficinas práticas intituladas “Cenprot e o Protesto Digital” (IEPTB/RS), “ONR e Registro de Imóveis Digital (ARN, Colégio Registral do RS e IRIRGS) e “e-Notariado, e-Not Assina e o Tabelionato Digital” (CNB-RS e Sindinotars).
O Sindiregis atuou ativamente na comissão organizadora do XIV Encontro Notarial e Registral do RS. O evento foi um sucesso, com ampla participação de titulares de cartórios de todo o Brasil, que superou todas expectativas.
– O evento congregou tabeliães e notários de todas as direções do Rio Grande do Sul e do Brasil. Os colegas somaram muito e geramos novas ferramentas para a facilitação da execução do nosso trabalho. Todo o trablho foi fantástico. O nível que se buscou foi superado, e muito, pela qualidade e dedicação de cada participante, palestrante e moderador. Quanto a minha participação na comissão organizadora, foi a minha primeira experiência e agregou muito em minha vida. Não só pelo conhecimento dos colegas, mas também aprendi o quanto um evento como esse exige de nós. Nós vimos a somatória de esforços de todos os colaboradores das entidades envolvidas, no sentido de fazer o nosso melhor e entregar o melhor possível aos participantes. Tudo foi de excelência – comemora Ramiro Paulo Alves, secretário-geral e representante do Sindiregis na comissão organizadora do evento.
O evento foi uma grande oportunidade de qualificar ainda mais os serviços registrais e notariais do Rio Grande do Sul. Segundo o membro da diretoria do Sindiregis, Eduardo Kindel, que foi painelista na sexta-feira (19), a implantação de um programa de qualidade nas serventias é fundamental, independente do seu tamanho e peculiaridades.
“Tentamos sensibilizar os colegas do Rio Grande do Sul a implantarem, mesmo que gradativamente, um programa de qualidade nas serventias. Pode ser um processo lento, gradativo, mas será efetivo. Que seja uma mentalidade criada dentro de cada uma das serventias. É importante dar o pontapé inicial”, explica Eduardo.
De acordo com o deputado estadual Elizandro Sabino, a classe investe muito em capacitação, qualificação, preparação e planejamento estratégico, sempre se adequando às normativas estabelecidas. Segundo o parlamentar, o Sindiregis, ao lado de tantas entidades representativas, exerce um papel fundamental.
“Tenho um vínculo especial com o Sindiregis, pois procurei ao longo dessa caminhada, tentei me aproximar com as entidades para me apropriar dessa representação efetiva e conhecer na íntegra as atividades por cada segmento. Eu louvo, salvo e parabenizo os notários e registradores pelo evento”, exalta, Sabino.
Ao final do evento, também foi realizada uma recepção aos participantes do XIV Encontro Notarial e Registral no Golden Lake, na Zona Sul de Porto Alegre (RS). Na ocasião, foi realizado um almoço de encerramento com homenagem ao Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Giovanni Conti, e a presença do Fórum de Presidentes das entidades representativas dos serviços extrajudiciais.
O XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul foi realizado entre os dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O evento é uma promoção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), do Colégio Registral do RS, do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB-RS), do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), do Sindicato dos Notários do Rio Grande do Sul (Sindinotars), do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Coopnore).