Clipping – Gramado sedia o XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões
Nos dias 7 e 8 de junho, Gramado, no Rio Grande do Sul, sediará o XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões. Segundo Conrado Paulino da Rosa, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM seção Rio Grande do Sul, a expectativa é de que o evento contribua para a atuação e qualificação dos profissionais presentes.
“Esperamos que possa trazer reflexão na atuação dos profissionais, não só do direito, também do serviço social e psicologia, porque nós temos palestrantes dessas áreas do conhecimento. E que a gente possa qualificar a atuação na intervenção dos direitos de Família e Sucessões e Criança e Adolescente, pois a nossa preocupação também é destacar o olhar do profissional de famílias e sucessões para intervenção em criança e adolescente, aproximando assim os debates para essa categoria que tem proteção integral no nosso ordenamento jurídico”, diz.
Programação
O Congresso, em sua programação, conta com a sessão didática de um julgamento da 8ª Câmara Cível do TJRS. De acordo com Conrado Paulino, a sessão é algo inédito em congressos promovidos pelo IBDFAM.
“A sessão didática de julgamento constitui de quatro processos que foram pautados para essa sessão com sustentação oral onde, via aplicativo do congresso, os participantes vão poder ler, antes mesmo do evento, quais são os processos que vão ser julgados e onde todos os quatro desembargadores, que compõem a câmara, vão julgar esses processos com os temas polêmicos em famílias e sucessões. É uma situação inédita em eventos do IBDFAM e vemos que isso visa trazer uma prática real das situações do direito de famílias e sucessões”, afirma.
Conrado Paulino fala sobre as outras atrações que o XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões irá trazer em sua programação.
“O evento se destaca pela questão de que, na programação, nós teremos dois painéis interativos, um sobre regimento de bens e outro sobre herança digital onde, a partir das respostas do público no aplicativo do Congresso, é que o os palestrantes vão seguir a sua exposição”, comenta.
O advogado explica que a herança digital é um tema bem atual, no qual é preciso pensar sobre a questão dos arquivos armazenados na nuvem, nos seguidores das redes sociais e de qual forma irá ser feita a partilha em caso de morte.
O XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões irá receber o total de 1200 participantes, fato que ocorre, segundo o advogado, com surpresa, pois, normalmente, a organização do evento disponibilizava somente 950 vagas e esse número foi atingido faltando dois meses para a realização do evento. Assim, abriram-se mais 250 vagas que foram logo preenchidas.
Conrado Paulino comenta as conquistas que o evento tem conseguido alcançar ao longo de todas as edições já realizadas. “A gente está conseguindo consolidar o Congresso na agenda de eventos jurídicos do País. Pela questão não só do número de participantes, mas pela temática, a qualidade dos debates, por oferecer workshops e também pela diversidade de público de, praticamente, todos os estados do Brasil e países do Mercosul”, destaca.
Confira a programação do XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM
Foto: Fabrício Goulart/SINDIREGIS