SINDIREGIS participa de feira de serviços voltada à população feminina

O Largo Glênio Peres, espaço público localizado em frente ao Mercado Público, no coração da Capital, recebeu na última terça-feira, dia 19, a Feira de Serviços para as Mulheres. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte da Prefeitura de Porto Alegre, o evento fez parte da programação do Mês da Mulher e contou com a participação do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS).

Dentre outras coisas, o público feminino teve acesso a serviços como orientação para ingresso no mercado de trabalho, direitos da mulher, direitos da consumidora, assessoria jurídica, além de atendimento de saúde com teste de glicose, aferição de visão, aula aberta de yoga e massagem e encaminhamento de certidões gratuitas no Registro Civil – promovido pelo sindicato.

Conforme o presidente do SINDIREGIS, Carlos Fernando Reis, a entidade e a Prefeitura têm sido parceiras desde 2017 na promoção de cidadania à população porto-alegrense. “É uma parceria que trouxe muitos benefícios à sociedade. Por meio de uma ação simples, em local público, conseguimos tornar os cartórios mais acessíveis à comunidade”, diz.

Facilidades à sociedade

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, a Comandante Nádia, destaca que o evento de terça-feira teve como objetivo não concentrar todas as ações no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “A Prefeitura só tem a agradecer é participação do SINDIREGIS, não apenas hoje, mas sempre. É muito importante essa questão do registro. O que o sindicato está fazendo é devolver a cidadania e a dignidade da pessoa, do cidadão mais vulnerável de Porto Alegre”, pontua.

Vera Jurandina Machado (73), moradora do Bairro Cavalhada, Zona Sul da Capital, é aposentada e comemora a promoção do evento. “Na minha idade, ganho pouco, então é difícil de fazer”, salienta. Segundo ela, nas instituições já não aceitam mais a certidão antiga e a segunda via era muito necessária: “Eu não teria como fazer sem essa ação, é uma coisa maravilhosa. Espero que continue.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS
Foto: Fabrício Goulart