DESTAQUES

SINDIREGIS participa de discussões do Fórum de Presidentes

O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS) participou ontem, dia 11, de mais uma reunião do Fórum de Presidentes das entidades representativas da classe registral e notarial. As discussões ocorreram na Casa do Registrador Gaúcho e foram acompanhadas pelo presidente, Calixto Wenzel.

Na pauta estiveram 16 itens, que trataram desde expedientes em andamento junto à Corregedoria-Geral da Justiça /CGJ/RS) a convênios a serem estudados pelas entidades que compõem a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS). Caso sejam firmadas, as parcerias fomentarão a prestação de novos serviços nas serventias extrajudiciais.

O presidente Calixto Wenzel sinalizou que o SINDIREGIS já tem realizado discussões junto ao IPE Saúde. O objetivo é estudar de que forma os cartórios podem auxiliar os órgãos a partir dos Ofícios da Cidadania – que ampliam os serviços oferecidos pelos cartórios a partir da possibilidade de convênios. “Estamos já bem adiantados nas discussões”, ponderou.

O deputado estadual Elizandro Sabino, presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, também esteve presente em parte do encontro e tratou de temas em andamento na Assembleia Legislativa. Dentre eles, a promoção, nos próximos meses, de um espaço temporário na casa legislativa para apresentar serviços dos cartórios. “A ideia é propor um novo olhar para a atividade. É de também humanizar o espaço”, comemorou.

A atividade deverá ser promovida logo na entrada da Assembleia e terá como foco as Centrais. O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, comemorou a novidade, sinalizando que será um importante meio de divulgar o trabalho da categoria: “Sempre digo que a sociedade não sabe o que somos, quem somos e o que fazemos.”

Participaram da reunião, ainda, o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco; presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Ney Paulo Silveira de Azambuja; presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (Irirgs), Denise Alban Scheibler; presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Sérgio Mersserschmidt; presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio Domingues; vice-presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), José Carlos Guizolfi Espig; secretário-geral da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Pedro Di Iulio Ilarri; e o diretor de Assuntos Institucionais do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (Iepro/RS), Eduardo Kindel. Também estiveram presentes o assessor parlamentar Marcos Pippi de Fraga e, pela Extrajud, o assessor Leo Almeida.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS
Fotos: Fabrício Goulart/SINDIREGIS

FacebookTwitterPinterest