SINDIREGIS discute questões relativas ao Registro Civil em reuniões no Detran/RS e na CGJ/RS

O Registro Civil foi tema de duas reuniões realizadas ontem, dia 20, no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) e na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS), e que contaram com a participação de representantes do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS).

Na primeira, no DETRAN/RS, o SINDIREGIS e a Arpen/RS encaminharam reinvindicações e propuseram soluções que auxiliem o trabalho desenvolvido nos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs). Um dos temas diz respeito ao sistema informatizado da autarquia, que operacionaliza todos os serviços prestados nos Centros.

A emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a comunicação de venda de veículos, mudanças no sistema de Gerenciamento de Informações do Detran/RS (GID) e a circunscrição territorial dos CRVAs também foram discutidas.

Participaram o secretário do SINDIREGIS, Ramiro Paulo Alves; o assessor presidencial do SINDIREGIS Marcos da Costa Rodrigues; o diretor-geral adjunto do Detran/RS, Marcelo Soletti de Oliveira; o diretor técnico do Detran/RS, Fábio Pinheiro dos Santos; o presidente da Arpen/RS, Arioste Schnorr; o secretário-geral da Arpen/RS, Pedro Di Iulio Ilarri; o diretor de Políticas Sociais e Cidadania da Arpen/RS, Gerson Vanderlei Gerlach dos Santos; o assessor de Informática da Arpen/RS, Gustavo Cervi; a assessora do presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, Débora Betim; o assessor do deputado Elizandro Sabino, Ricardo Maciel; e o titular do Registro Civil da 2ª Zona de Porto Alegre, Nino Canani.

À tarde, na Corregedoria, foram discutidas questões relativas à Central do Registro Civil do Estado do RS (CRCRS). A reunião, que contou também com a participação de representantes da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, tratou de um convênio junto ao serviço. A novidade aperfeiçoará o serviço dos cartórios através da Central.

Estiveram presentes o juiz-corregedor Dr. Maurício Ramires; o assessor presidencial do SINDIREGIS Felipe Carneiro; o responsável técnico pela CRCRS, Gustavo Cervi; a gerente administrativa do sindicato, Juliana Salerno; o coordenador de Correição José Augusto Trombini; a coordenadora de Correição Letícia Costa; e o promotor de Justiça Tiago de Menezes Conceição, assessor da Subprocuradoria, acompanhado de outros representantes do órgão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS
Fotos: Fabrício Goulart/SINDIREGIS