DESTAQUES

Clipping – Registro Civil debate CRVAs e os novos convênios dos Ofícios da Cidadania

Coordenado pelo presidente da Arpen/RS, Arioste Schnorr, o penúltimo painel do XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, abordou as últimas mudanças que impactaram a atividade do Registro Civil das Pessoas Naturais e as novidades a respeito da atividade dos CRVAs.

O diretor técnico do Detran/RS, Fabio Pinheiro dos Santos, o chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran/RS, Cristiano Lemke, e o servidor da Divisão de Registro de Veículos, Marcos Vinicius Bento da Rosa, apresentaram os principais projetos que estão sendo planejados para o departamento de trânsito, entre eles, fornecer maior autonomia aos CRVAs nos procedimentos, retomar eventos os eventos técnicos em macrorregiões do Estado, melhoria na tecnologia e atendimento.

“Estamos fazendo uma revisão nos processos internos da divisão, no sentindo de atribuir mais autonomia aos CRVAs, por que hoje tem muitos procedimentos que acabam sendo demandados e só o Detran faz e isso acaba gerando um grande gargalo para quem está atendendo e para o cidadão”, afirmou Cristiano Lemke.

A vice-presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS), Silvana Hart Schneider, abordou as mudanças relacionadas aos ofícios da cidadania e os convênios que poderão ser firmados nos próximos meses para viabilizar o serviço dos cartórios. Ainda, ressaltou a necessidade de não só firmar parcerias, mas de efetivamente fazer com que elas sejam úteis para os servidores e o público em geral. “Nós queremos convênios, mas o mais importante é o cliente ali na porta, é o atendimento. Não adianta nós termos vários serviços e não prestar eles bem”.

Segundo a vice-presidente da entidade, os primeiros convênios envolverão novos serviços oriundos da parceria com a Receita Federal do Brasil, como a alteração de nomes no cadastro, pesquisa do número de inscrição ou alteração dos dados cadastrais. A estimativa é que os cartórios e demais serventias de registro civil comecem a oferecer os serviços até novembro deste ano. “Na sequência virão os serviços relacionados à concessão e prestação de informações sobre os benefícios”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ANOREG/RS
Foto: Assessoria de Imprensa da ANOREG/RS

FacebookTwitterGoogle+Pinterest