DESTAQUES

Clipping – Defensoria Pública do RS terá acesso a dados sobre nascimentos, casamentos, óbitos e imóveis

Objetivo, segundo o órgão, é desburocratizar o atendimento à população

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul firmou convênios em janeiro e fevereiro para ter acesso a dados dos cidadãos em cartórios e em registros imobiliários. De acordo com a instituição, as iniciativas vão desburocratizar o atendimento à população.

O primeiro acordo foi assinado com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), para que a Defensoria tenha acesso à Central de Registro Civil (CRC-RS), que reúne dados sobre nascimentos, casamentos e óbitos.

O segundo pacto, firmado com o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (Irirgs) e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul, viabilizará o acesso à Central dos Registradores Imobiliários (CRI-RS), que agrega informações sobre títulos, certidões e posse de imóveis.

Conforme a instituição, os dois acordos facilitarão o trabalho dos defensores públicos e ajudarão a agilizar os processos administrativos e judiciais. Segundo a Defensoria, o acesso direto aos bancos de dados evitará idas e vindas a outros órgãos para solicitação de documentos.

Fonte: Gaúcha ZH

Foto: Arquivo

FacebookTwitterGoogle+Pinterest