DESTAQUES

Clipping – Aniversário de quatro em quatro anos: como comemoram os nascidos em 29 de fevereiro

A mãe de Angélica Gusmão de Freitas, 44 anos, sabia que daria à luz entre fevereiro e março, mas não podia adivinhar que seria no dia mais raro do calendário. A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.461. A consequência é só poder celebrar no dia certo de quatro em quatro anos, em anos bissextos – o que vai ocorrer neste sábado.

Parece um infortúnio, que qualquer um faria questão de evitar – e, de fato, nenhum dos hospitais de Porto Alegre contatados por GaúchaZH tinha cesarianas marcadas para o dia. Mas Angélica adora. Torceu para que seu filho nascesse na mesma data, o que acabou não ocorrendo.

 
 

– Eu acho um privilégio, porque tenho três dias de aniversário. Eu já digo para as pessoas: “me parabenizem no dia 28 e no 1º”. Ganho o dobro de abraços. E, quando tem dia 29, é ainda mais especial.

A historiadora Caroline Fernandes, 37 anos, pensa parecido. Além de render conversa sempre (ressalta que todo mundo tem curiosidade sobre o tema), ela pode escolher em qual dia vai celebrar – o que não colabora exatamente com o perfil indeciso dos piscianos.

Como este ano não deixa dúvidas, mesmo em viagem a trabalho, em São Paulo, a porto-alegrense está certa de que vai sair com amigos para comemorar o 29 de fevereiro.

– Já que demorou tanto, né?!

No caso da bancária Carina Fauri, que está fazendo 40 anos, seus documentos foram feitos com a data do dia 1º, em Putinga, no Vale do Taquari, sua cidade natal. Ela só descobriu que nasceu no dia 29 quando adolescente.

– Achei estranho, fiquei chateada. Acho que tinham que ter registrado no dia correto.

Isso ocorria bastante, mas não é mais permitido. Quem nasce no dia 29 de fevereiro deve ser registrado com o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), com informações como dia, mês, ano, hora e município de nascimento.

Carina tem ainda outra reclamação:

– Acho que deveria ganhar dois presentes – ri.

No final de semana, a bancária quer ir para Gramado, celebrar a data com a filha em um parque de neve artificial. A menina também fará aniversário no começo do mês.

– Ela vai fazer oito e eu, dez – ri Carina.

A brincadeira de calcular a idade apenas na passagem de um ano bissexto é um clássico. Por coincidência, neste dia 29, o auxiliar de almoxarifado Alex do Nascimento Brum vai fazer 29 anos. Tecnicamente.

– Escuto umas piadinhas dizendo que eu sou uma criança ainda.

Zoeiras à parte, nascer no dia 29 pode trazer coisas muito boas para quem acredita na numerologia. Para a astróloga Moara Steinke, essas pessoas costumam ter uma ligação muito forte com a espiritualidade.

– Quem nasce nesse dia vai receber muita energia para o seu desenvolvimento.

Por que existe o dia 29 de fevereiro?

  • O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos.
  • O ajuste foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
  • A translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.
  • Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Fonte: GaúchaZH

Foto: Arquivo

FacebookTwitterGoogle+Pinterest