Colegas de equipe sorrindo em uma sala de reunião.

Agenda da Classe

O SINDIREGIS e as entidades parceiras, que representam os registradores e notários do país, promovem constantemente eventos destinados tanto aos oficiais quanto aos profissionais que atuam nas serventias. Além de fomentarem a reunião da classe, os encontros proporcionam momentos de importantes discussões para a qualificação dos serviços cartorários oferecidos à população. Abaixo, o sindicato reúne a lista dos próximos eventos programados.

Língua Portuguesa: Ênfase Prática na Área Notarial e Registral – A partir de 15 de julho

A Fundação Enore-RS realizará o curso “Língua Portuguesa: Ênfase Prática na Área Notarial e Registral”, direcionado a qualificação e aperfeiçoamento de prepostos notariais e registrais, aos profissionais liberais atuantes no segmento do direito imobiliário e registros públicos e ao público em geral.

OBJETIVO GERAL

Revisar conteúdos gramaticais necessários ao bom desempenho no uso da língua culta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Oportunizar a análise da linguagem utilizada na redação de documentos específicos dos serviços Notariais e Registrais.
  • Revisar situações que provocam dúvidas no uso diário da língua portuguesa aplicada aos documentos públicos notariais e registrais, enfatizando a necessidade de predomínio da língua culta.
  • Capacitar os integrantes das Serventias Notariais e Registrais para a redação e exame de documentos específicos dos serviços Notariais e Registrais.
  • Contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos serviços Notariais e Registrais.

Observação: no Módulo II, serão enfatizadas situações práticas nas atividades relacionadas com a confecção dos documentos notariais e registrais, mediante a análise de textos.

PÚBLICO-ALVO

Prepostos notariais e registrais, profissionais liberais atuantes no segmento do direito imobiliário e registros públicos e público em geral.

MODALIDADE

Ensino a distância (EAD)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

Vídeo 1: Sintaxe dos termos da oração: sujeito e predicado.
Vídeo 2: Sintaxe dos termos da oração: termos integrantes.
Vídeo 3: Sintaxe dos termos da oração: termos acessórios. Pontuação dentro da oração.
Vídeo 4: Concordância Nominal. Substantivos e adjetivos compostos.
Vídeo 5: Concordância Verbal.
Vídeo 6: Uso da Crase
Vídeo 7: Regência Verbo-Nominal.
Vídeo 8: Sintaxe das Orações. Coordenação. Pontuação das Orações.
Vídeo 9: Sintaxe das Orações. Subordinação. Pontuação das Orações.
Vídeo 10: Peculiaridades da ortografia. Acentuação gráfica. Reforma Ortográfica.

Módulo II

Vídeo 1: Características de um texto escrito.
Vídeo 2: Qualidades e defeitos do texto escrito.
Vídeo 3: Vícios de Linguagem 1
Vídeo 4: Vícios de Linguagem 2
Vídeo 5: Análise de Documentos Notariais e Registrais, demonstrando a aplicabilidade dos conhecimentos gramaticais ao texto escrito específico da área notarial e registral.

CARGA HORÁRIA

20 horas-aula

PROFESSORA

Irene Katter Hack Tavares

METODOLOGIA

Para a realização dos objetivos propostos, utilizar-se-á a aula expositiva emprego de recursos audiovisuais. Neste curso, você terá acesso a conteúdos que vão além das tradicionais aulas gravadas em salas de aula. Serão utilizadas ferramentas próprias da educação a distância, incluindo videoaulas, material de estudo complementar etc.

RECURSOS MODALIDADE A DISTÂNCIA

Videoaulas: Todo o conteúdo de um curso presencial à sua disposição sem as limitantes da perda do tempo em deslocamento, horário e ritmo de estudo predeterminados por outros. Você poderá assistir no dia, horário, até cinco vezes, aos de vídeos gravados especialmente para os alunos do ensino a distância.
Apostilas Digitais: Será disponibilizada para download apostila com várias dicas do conteúdo tratado no curso.
Fórum de Dúvidas: Você poderá, em qualquer horário do dia, dentro de um período preestabelecido, postar sua dúvida acerca do conteúdo ministrado que posteriormente será respondida pelo professor. Além disso, será oferecido um fórum de debates no qual os alunos poderão discutir entre si questões de concursos, trocar informações, debater sobre pontos importantes das disciplinas etc.

CERTIFICAÇÃO

Será fornecido certificado de frequência pela Fundação Enore aos alunos que obtiverem setenta e cinco por cento (75%) de frequência.

PERÍODO

O acesso ao curso estará liberado a partir do dia 15 de julho na sua integralidade ( vídeos, material de apoio, fóruns etc.).  O aluno terá 45 dias para acessar o conteúdo após a liberação do seu acesso e poderá visualizar até 5 vezes as videoaulas.

INVESTIMENTO

12 parcelas de R$ 40,00 no cartão de crédito on-line via PayPal
À vista – com desconto: R$ 390,00 – no boleto bancário

Descontos:

10% para Associados do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul ou do Colégio Registral do Rio Grande do Sul.

Instalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral – 07 de agosto

O evento será realizado às 9h30, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado (AL/RS). A Frente Parlamentar é uma proposição do deputado estadual Elizandro Sabino e que recebeu manifestação positiva do deputado estadual Cel. Luciano Zucco, durante reunião almoço em março.

Curso de Instrução aos Delegatários de Serventias Notariais e Registrais do RS – 08 e 09 de agosto

A Fundação Enore-RS e a Escola Extrajud realizam em agosto a segunda edição do “Curso de Instrução aos Delegatários de Serventias Notariais e Registrais do RS”. O evento acontecerá das 9h às 12h e das 13h30min às 18h. Os palestrantes são o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva; o presidente da Enore-RS, Ricardo Guimarães Kollet; os representantes da Extrajud, Leo Gomes de Almeida, Cassiano Teló de Lima e Tiago Burtet; além de representantes da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ/RS). Mais informações:

contato@fundacaoenore.com.br

11º Fórum Internacional do Programa de Apostila Eletrônica (e-APP) da Haia – 15 a 19 de outubro

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Hague Conference on Private International Law (HCCH), Ministério das Relações Exteriores, Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal e Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil). Acontecerá no Hotel Gran Marquise, em Brasília/DF.

Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI 2019) – 21 a 24 de novembro

O maior evento de registradores civis do país, promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), será realizado em Bonito (MS), entre os dias 21 e 24 de novembro de 2019, no Zagaia Eco Resort.

XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro – 27 a 29 de novembro

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realiza em Aracaju, no Sergipe, o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. Mais informações podem ser obtidas em:

anoreg.org.br/congresso