Colegas de equipe sorrindo em uma sala de reunião.

CRC

A Central do Registro Civil do Estado do RS (CRCRS) interliga todos os cartórios de Registro Civil do Estado. Foi instituída pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS), através do Provimento n° 21/2013, e é administrada e gerida pelo SINDIREGIS. A Central congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos, e demais atos do Registro Civil – como emancipações, interdições e divórcios – do Rio Grande do Sul.

Através da CRCRS, os registradores civis do Estado podem buscar informações dos atos lavrados com o intuito de agilizar buscas e, consequentemente, os serviços prestados nas serventias. Atualmente, possui quase 30 milhões de registros no banco de dados. Em média, 8 mil certidões são solicitadas mensalmente através da Central.

A CRC Cidadão é um serviço lançado pelo SINDIREGIS em junho de 2018, que funciona junto à CRCRS. Através dela, os usuários podem fazer solicitações de certidões de forma online, 24 horas por dia. Para solicitar uma certidão, a pessoa informa na página a sua localização. A partir disso, a busca sinalizará quais são os cartórios mais próximos. Após a escolha de uma serventia, é realizado o pedido.

Além da CRCRS e da CRC Cidadão, no Rio Grande do Sul é utilizada a CRC Nacional, administrada e gerida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-BR). A Central interliga os cartórios do país e através dela são localizados os registros oriundos de outros Estados.