Abertura do CONARCI 2019 reúne registradores civis e autoridades em Bonito

A abertura oficial do XXV Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI) aconteceu ontem, dia 21, em solenidade que reuniu registradores de todo o Brasil, além de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário. Realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), o evento é o maior encontro de registradores civis do país. O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS) esteve presente na abertura, e acompanha os debates, representado por diversos integrantes da diretoria.

Conforme o presidente do sindicato, Calixto Wenzel, que é também ex-presidente da Arpen Brasil, o CONARCI é de grande importância à classe principalmente por conta dos debates que promove: “Através dele, temos a oportunidade de acompanhar discussões fundamentais para o Registro Civil. É um momento de qualificar o trabalho desenvolvido pelos cartórios e também de trocar experiências.”

Representatividade

O tesoureiro-geral do sindicato, Edison Ferreira Espindola, integrou a mesa de abertura do evento, representando o presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar. “É preciso que tenhamos união e objetivos determinados para buscarmos as soluções que tanto o Governo como a sociedade esperam de nós”, discorreu na solenidade.

Na sequência, o deputado estadual no Rio Grande do Sul Elizando Sabino falou sobre a criação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral no Estado, em 2019, e da necessidade de se trabalhar constantemente os deputados, conscientizando-os sobre a atividade, suas demandas e realidades. “Vim trazer a vocês esta fala de apoio do Poder Legislativo, da necessidade de ter alguém trabalhando com vocês nas Assembleias, porque o desconhecimento sobre a atividade é total, inclusive com inúmeros pré-conceitos arraigados”, disse.

Capilaridade

O presidente da Arpen-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, que encerrou os discursos inaugurais do evento, discorreu sobre a força, capilaridade e importância dos serviços executados pelos cartórios de Registro Civil. “Estamos em locais onde o Estado não chega, nem o Poder Judiciário, nem o Legislativo, atendendo ao cidadão, prestando orientação e mediando desde já conflitos e soluções nas mais diversas áreas do Direito”, disse.

Toledo falou também sobre as atividades realizadas pela Arpen Brasil ao longo de sua gestão, enfatizando a realização de seminários e visitas a tribunais e suas corregedorias, com foco em apresentar o Registro Civil, buscar melhorias para a atividade e aproximar o Poder Judiciário da realidade dos cartórios: “Essas ações já estão rendendo frutos, como os avanços nos convênios dos Ofícios da Cidadania, junto ao INSS e aos órgãos de identificação civil de Estados como Maranhão e Paraná”.

Por fim, falou sobre a necessidade de atenção especial à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) e sua base de mais de 170 milhões de registros de atos civis da população brasileira. “Somos os responsáveis pela guarda das informações civis do cidadão e não vamos aceitar violações e ingerências de órgãos que queiram adentrar esta garantia civil da população. Estejamos juntos, pois juntos somos fortes e, unidos, somos imbatíveis”.

Também compuseram a mesa, e discorreram ao público, o presidente da Arpen do Mato Grosso do Sul, Marcus Vinicius Machado Roza; o registrador Ademar Custódio, representando a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR); o corregedor-geral da Justiça no Estado do Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins; o presidente eleito do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça do Brasil, desembargador alagoano Fernando Tourinho; a senadora pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Soraya Tronicke; e a conselheira do CNJ Maria Tereza Uile Gomes.

Participações

O SINDIREGIS esteve representado pelo presidente Calixto Wenzel; o secretário, Ramiro Paulo Alves; o tesoureiro-geral, Edison Ferreira Espindola; a tesoureira, Vânia Maria de Bernardes; a conselheira fiscal Adriana Azevedo do Amaral; o assessor presidencial Felipe Carneiro; a gerente administrativa, Juliana Salerno; e a secretária Marcia de Alencastro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS (com informações da Assessoria de Imprensa da Arpen Brasil)