“A competição é dura, mas ela separa o profissional do amador”, diz Leandro Karnal no Convergência

O leopoldense Leandro Karnal, historiador e filósofo famoso pelas frases sinceras, didáticas e muitas vezes ácidas sobre o cotidiano e a vida, foi um dos participantes do 17º Encontro Convergência, que iniciou no dia 11, em Gramado. “A competição é dura, mas ela separada o profissional do amador”, provocou o pensador logo no início da palestra, a primeira do segundo dia de evento, na quinta-feira pela manhã.

Para Karnal, que tratou do tema “Fatores que Travam o Desenvolvimento Humano”, é na crise que se separa pessoas hábeis das inábeis. “Eu tenho que lutar para fazer da competição uma melhoria; competição é boa, ela faz a gente se tornar melhor”, pontuou, destacando ainda, em seguida, que o principal defeito de todo mundo é buscar a zona de conforto em tudo: “Precisamos de atitudes para acompanhar as mudanças. Como conseguimos isso? Na crença no poder da ação. A ação contínua transforma. Temos um defeito, que é esperar que o Estado faça, que abra a porta. O que garante não é emprego, é trabalho.”

O historiador e filósofo fez o público se divertir com os comentários sarcásticos. Mas, em meio a eles, tratou de questões sérias e carregadas de reflexões profundas – o que causou também questionamentos. Dentre os argumentos apresentados, está o fato de que a vida é feita de escolhas e consequências. “Somos livres para fazermos o que quisermos”, disse, salientando que desde muito cedo se dedicou ao estudo e à formação intelectual: “Gostam de dizer que eu tive sorte. Não foi sorte, foi trabalho e dedicação.”

Segundo Karnal, as escolhas na vida, e que impactam no profissional que se é, já começam em pequenas coisas como a alimentação. “Tudo tem a sua consequência. Você pode comer o que quiser, e fazer o que quiser, mas toda escolha implica em perda. E o desafio implica foco”, provocou. Para o palestrante, não se tem um destino, mas a construção das coisas – o que exige também equilíbrio: “O equilíbrio entre trabalho e vida é importante. Mas, lembre-se: essa é a sua vida.”

Para o palestrante, é preciso ainda que se compreenda que ninguém é perfeito, mas que é perfectível. “Construir-se como parte de um processo de mudança”, disse, mencionando ainda que não se sabe nada sobre o futuro, mas que o presente é uma opção de cada um: “Ser feliz é uma opção.”

Admiração

O tesoureiro-geral do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS), Edison Ferreira Espindola, que representa a entidade no Convergência, elogia a participação de Leandro Karnal. “É uma bela palestra e a organização está de parabéns. É ótimo para a classe poder contar com um momento de reflexão sobre o trabalho”, destaca. De acordo com Espindola, o público do evento é amplo e de vários Estados: “Estão todos admirando o trabalho realizado para a concretização do evento.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS
Fotos: Fabrício Goulart/SINDIREGIS